Telefone: 3091-1406
Responsável: Profa. Dra. Viviani Gomes
Responsável Suplente: Prof. Dr. Fábio Celidonio Pogliani

O atual Serviço de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes teve sua idealização nas décadas de 50 e 60, quando os serviços de extensão aos criadores de ruminantes eram descontínuos e o primeiro professor especialista em Buiatria, prof.Dr. Romeu Diniz Lamounier, o vislumbrava para atender de forma sistemática como extensão aos pecuaristas e às necessidades de ensino e pesquisa.

A transferência da segunda cadeira de Patologia e Clínica Médicas (Poligástricos) da Rua Pires da Mota para o campus da CUASO associada com a reforma universitária (em janeiro de 1970) induziram a reestruturação da metodologia de ensino de Semiologia e Patologia e Clínica Médicas de Ruminantes, modificando o tipo de tal treinamento prático dos estudantes, passando as aulas a ter conotação hospitalar, utilizando-se para tal ensino casos clínicos internados no Hospital ou atendidos em viagens da Clínica Ambulante exigindo que estas atividades se tornassem rotineiras.

A partir desta necessidade os Professores Eduardo Harry Birgel e Leonardo Miranda de Araújo, sob orientação do Prof.Dr. Paulo de Carvalho Pereira, organizaram nas novas dependências do Departamento as atividades de Internamento de Ruminantes e da Clínica Ambulante, sendo os primeiros registros da atuação sistemática do inicialmente chamado Hospital de Grandes Animais e da Clínica Ambulante o ano de 1972. A consolidação destes atendimentos teve também participação dos Profs.Drs. Carlos Eduardo Reichmann, José Luiz D’Angelino e Wanderley Pereira de Araújo . A partir de 1977 a Clínica Ambulante e o Hospital de Grandes Animais passaram a ser intensamente utilizados no treinamento prático dos estudantes na Disciplina de Patologia e Clínica Médicas de Ruminantes, período em que já atuavam com os demais docentes, os Profs.Drs. Fernando José Benesi e Enrico Lippi Ortolani. Em 1992, com a implementação e consolidação da Clínica de Eqüinos foram criados, no Hospital de Grandes Animais dois Serviços distintos: Clínica Médica de Equinos e Clínica Médica de Ruminantes. Em 1998, com a obtenção de verbas em projeto de Infra-estrutura da FAPESP e o apoio da Reitoria da USP, houve a transformação e adequação da antiga garagem da FMVZ, com a criação de estrutura física que permitiu separação física desses dois Serviços. Tal fato contribuiu para a implementação definitiva dos mesmos, com atendimento ambulatorial e internação de animais ruminantes e equídeos em números próximos a 500 pacientes por ano em cada um dos Serviços.

Em 2003, o Serviço de Clínica Médica de Ruminantes passou a ser denominado de Serviço de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes.

Com essa intensidade de atendimento atingiu-se um patamar e nível de excelência que permite na atualidade suporte a contento das atividades- fim da Universidade, com a extensão, motivando a pesquisa, e ambas gerando experiência e conhecimentos, que são utilizados no ensino e formação dos estudantes.

Telefone: 3091-1450

Responsável: Profa. Dra. Raquel Yvonne Arantes Baccarin

Responsável Suplente: Profa. Dra. Carla Bargi Belli

Presta atendimento ambulatorial e hospitalar a equinos encaminhado por proprietários e/ou veterinários nas áreas de medicina interna (gastroenterologia, pneumologia, nefrologia, endocrinologia, neurologia, cardiologia, doenças infecciosas) fisiopatologia do esforço, traumatologia do esporte enfermidades do sistema locomotor, com o apoio de exames complementares dos diferentes laboratórios.

Exames oferecidos:

Endoscopia, ventigrafia, eletrocardiografia, ecocardiografia, ultrassonografia.
Ensaios de eficácia de medicamentos
Testes de palatibilidade
Avaliação de queda de performance 

Responsável: Profa. Dra. Silvia Regina Ricci Lucas
Responsável Suplente: Prof. Dr. Archivaldo Reche Júnior

Atendimentos de casos clínicos relacionados a doenças de evolução principalmente crônica relacionados aos sistemas gastrentérico, respiratório, endócrino, hemolinfático, urinário e neurológico, a exemplo da insuficiência renal crônica, diabetes melito, hiperadrenocorticismo, hipoadrenocorticismo, hipotireoidismo, linfoma / neoplasias, cistites, cálculo urinário, prostatopatias, epilepsia / convulsões, diarréia crônica, etc e que envolvem o diagnóstico e o tratamento médico.

Responsável: Prof. Dr. Archivaldo Reche Junior
Responsável Suplente: Profa. Dra. Denise Saretta Schwartz

O Serviço tem como finalidade o atendimento de quadros mórbidos agudos, tais como decorrentes de doenças infecciosas, intoxicações e envenenamentos, obstrução uretral etc, como também a assistência de pacientes em estado crítico decorrente da evolução de várias doenças e que exigem atenção e monitorização constantes.