A avifauna brasileira é extremamente rica e diversificada .Percebendo a necessidade de cuidados mais intensivos com esses animais, foi criado o Ambulatório de Aves em 12 de março de 1986, pelo Prof.Dr. José Américo Bottino, professor da disciplina de Ornitopatologia do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

O Ambulatório de Aves foi o primeiro centro de atendimento de aves do Brasil e da América Latina e que , atualmente , presta diferentes tipos de serviços que se estendem , do simples atendimento clínico ao diagnóstico laboratorial das diferentes enfermidades que acometem as aves.

Com um atendimento médio de 180 diferentes casos por mês , tornou-se um expoente na formação de acadêmicos e profissionais médicos veterinários , especializados no atendimento clínico , terapêutico e patológico de aves silvestres , exóticas e domésticas . Ao longo dos seus 20 anos , o Ambulatório de Aves se desenvolveu através do trabalho dos docentes e de veterinários imbuídos na honrosa tarefa de oferecer suportes clínicos , terapêuticos e preventivos às aves silvestres e ornamentais , em nosso país . O Ambulatório de Aves nasceu, cresceu e nestes dias , adquiriu maturidade para se tornar o mais importante centro de estudos em aves silvestres e exóticas do Brasil.

Responsável: Prof. Dr. Antonio José Piantino Ferreira
Responsável Suplente: Profa. Dra. Tânia de Freitas Raso
Médica-Veterinária: Dra. Marta Brito Guimarães

Atendimento através de triagem: segunda a sexta-feira, das 07h30 às 10h00.

São cobradas tarifas para realização de consultas e exames.

 

Atenção: atendimento suspenso
Responsável: Profa. Dra. Denise Saretta Schwartz

Responsável Suplente: Prof. Dr. Archivaldo Reche Júnior

O Serviço de Cardiologia VCM-HOVET-USP realiza atendimento de casos clínicos cardiológicos e de doenças que causem comprometimento cardiovascular, além de realizar avaliação pré-anestésica dos casos que serão submetidos a tratamento cirúrgico.

Atenção: atendimento suspenso
Responsável: Profa. Dra.  Silvia Regina Ricci Lucas
Responsável Suplente: Prof. Dr.  Archivaldo Reche Júnior

O Serviço de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica (VCM) foi criado em abril de 1985 e oferecido desde então ao HOVET/USP. Afora o objetivo de atender à comunidade paulistana (casos atendidos entre 1985-2004 = 79.049), diariamente, no período matutino (8-13 horas), se presta para treinamentos em Serviço de Médicos Veterinários residentes e estagiários e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em clínica veterinária (CAPES /MEC – nota seis, no triênio 2001-2003). Desde a criação do Programa de Pós-Graduação do VCM, ali desenvolveram-se uma tese de livre docência, três de doutorado e nove de mestrado, estando na atualidade, em desenvolvimento um doutorado e quatro mestrados. Elaboram-se no Serviço, projetos e ensaios conjuntos com laboratórios farmacêuticos, de empresas de arraçoamento e farmácias magistrais.

Está o Serviço envolvido (200 horas de treinamento prático) no primeiro curso, latino e centro-americano, de Especialização em Dermatologia Veterinária (508 horas de duração), oferecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e VCM/FMVZ-USP, sendo o único credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária.

Na rotina, atende-se casos pré-agendados (data e horário disponível e compatível com aqueles dos proprietários), com procedimento (consultas, biópsias, crioterapia) cobrados, e executados por médicos veterinários (docente, contratados, pós-graduandos, das “ Prática Profissionalizantes) e acadêmicos (selecionados por provas e julgamento de títulos) da Unidade e de Universidades conveniadas.

Há participação (docente e de pós-graduando) em conclaves científicos nacionais e internacionais (Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Colômbia, México, Espanha, Portugal), na ministração de palestras e cursos (pós-graudação lato sensu, especialização e difusão).

Presta-se consultoria e assessoria à mídia em geral e a clínicos veterinários autônomos

Responsável: Profa. Dra. Camila Infantosi Vannucchi
Responsável Suplente: Profa. Dra. Eneiva Carla Carvalho Celeghini

Docentes
Profa. Dra. Camila Infantosi Vannucchi;
Profa. Dra. Eneiva Carla Carvalho Celeghini;
Prof. Dr. Marcilio Nichi;
Profa. Dra. Mayra Elena Ortiz D’Ávila Assumpção.

Equipe
Técnica Maria Claudia Pereda Francischini

Breve Histórico
O atendimento de Inseminação Artificial na Faculdade de Medicina Veterinária (FMVZ – USP) foi criado na década de 80, com a finalidade de diagnosticar problemas na esfera reprodutiva de machos e fêmeas e preconizar o acasalamento ou a inseminação artificial. O posterior desenvolvimento de biotécnicas da reprodução animal impulsionou a procura pela inseminação artificial com sêmen a fresco ou congelado, como forma de melhoramento genético ou terapia para afecções adquiridas, irregularidades no ciclo estral, distúrbios comportamentais e endogamia.

O Serviço de Reprodução Clínica Assistida junto ao Hovet foi oficializado em 1993. Atualmente, o atendimento representa um polo de referência para as principais biotecnologias da reprodução nas diversas espécies animais.

Na espécie bovina, a maior casuística é na avaliação de sêmen congelado nacional e importado. Contudo, há atendimento principalmente para pequenos produtores, de inseminação artificial, exames andrológico e ginecológico, ultrassonografia, congelação de sêmen e transferência de embriões. O Serviço atende também as espécies ovina, caprina, equina e suína.

Em cães, o atendimento destina-se à reprodução assistida e ao emprego das modernas biotecnologias reprodutivas, tais como: inseminação artificial com sêmen a fresco, resfriado e congelado, avaliação seminal, refrigeração e congelação de sêmen, além do exame andrológico e ginecológico. Ainda, fêmeas e machos portadores de afecções do trato genital são avaliados por docentes, com a colaboração de pós-graduandos e estagiários e, desta forma, contribuindo para o ensino nesta área da Medicina Veterinária.

Serviços Oferecidos
Transferência de embriões em bovinos;
Cariotipagem;
Congelação do sêmen de ruminantes (por dose);
Espermiograma por palheta;
Inseminação artificial bovina;
Colheita de embriões;
Armazenamento de sêmen (por dose);
Congelação do sêmen equino;
Transferência de embriões em equinos;
Exame andrológico em equinos;
Inseminação artificial em equinos;
Acompanhamento folicular em éguas;
Refrigeração do sêmen em pequenos ruminantes;
Refrigeração do sêmen equino;
Congelação do sêmen epididimário em bovinos (por dose);
Congelação do sêmen epididimário em pequenos ruminantes (por dose);
Congelação do sêmen epididimário em equinos;
Inseminação artificial em cães;
Inseminação por endoscopia;
Internação/diária de pequenos animais;
Refrigeração do sêmen de cães;
Congelação do sêmen de cães;
Congelação do sêmen epididimário em cães;
Armazenamento de sêmen por dose;
Espermograma;
Exame andrológico;
Exame ginecológico;
Acompanhamento do ciclo estral de cães;
Colpocitologia.

Responsável: Profa. Dra. Claudia Barbosa Fernandes

Responsável Suplente: Prof. Dr. Marcilio Nichi

Criado no inicio dos anos 80, o moderno Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo dispõe de profissionais veterinários especializados nesta área entre docentes, pesquisadores e técnicos de nível superior, atuantes no atendimento clinico e cirúrgico de pacientes das espécies animais domésticas, de companhia e de produção, admitidos pelo Serviço de Triagem deste Hospital, portadores de caracteres ginecológico e obstétrico. Em sua atuação clínica, resume-se o atendimento de casos de interesse didático e científico pertinentes a afecções ovarianas, uterinas, vaginais, vulvares e mamárias (este último com restrições especiais) e distúrbios relacionados à gestação, parto e puerpério. Em sua rotina cirúrgica, dispõe-se a intervenções reconstrutivas e oncológicas na especialidade em questão. Capacita-se normalmente ao atendimento de cerca de 2500 consultas/ano e, ao menos 700 intervenções cirúrgicas de grande porte.

Principais procedimentos prestados pelo serviço:

Atendimento de casos clínicos de obstetrícia e ginecologia;
Diagnóstico e avaliação de gestação, parto e puerpério;
Afecções da gestação, parto e puerpério;
Atendimento de casos clínico e cirúrgicos de afecções ovarianas, uterinas, vaginais, vulvares e da glândula mamária.
Procedimentos cirúrgicos:

Cesareana
Ovário-histerectomia
Vaginoplastia
Vulvoplastia
Mastectomia
Laparotomia exploratória – nas complicações da ovário-histerectomia

Responsável: Profa. Dra. Aline Adriana Bolzan
Responsável Suplente: Profa. Dra. Silvia Renata Gaido Cortopassi

O Serviço faz o atendimento clínico-cirúrgico de espécies domésticas (principalmente cães, gatos e equinos) e de animais silvestres realizando modernos procedimentos utilizando os mais atuais equipamentos. Funcionando de 2ª a 6ª feira, atende através de triagem a casos que são prioritariamente dispostos segundo o interesse didático e científico.