O Hospital Veterinário, criado em 1981, congrega os serviços vinculados de cinco departamentos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e tem como objetivo o atendimento de casos de interesse didático e científico.

 

A avifauna brasileira é extremamente rica e diversificada .Percebendo a necessidade de cuidados mais intensivos com esses animais, foi criado o Ambulatório de Aves em 12 de março de 1986, pelo Prof.Dr. José Américo Bottino, professor da disciplina de Ornitopatologia do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

O Ambulatório de Aves foi o primeiro centro de atendimento de aves do Brasil e da América Latina e que , atualmente , presta diferentes tipos de serviços que se estendem , do simples atendimento clínico ao diagnóstico laboratorial das diferentes enfermidades que acometem as aves.

Com um atendimento médio de 180 diferentes casos por mês , tornou-se um expoente na formação de acadêmicos e profissionais médicos veterinários , especializados no atendimento clínico , terapêutico e patológico de aves silvestres , exóticas e domésticas . Ao longo dos seus 20 anos , o Ambulatório de Aves se desenvolveu através do trabalho dos docentes e de veterinários imbuídos na honrosa tarefa de oferecer suportes clínicos , terapêuticos e preventivos às aves silvestres e ornamentais , em nosso país . O Ambulatório de Aves nasceu, cresceu e nestes dias , adquiriu maturidade para se tornar o mais importante centro de estudos em aves silvestres e exóticas do Brasil.

Responsável: Prof. Dr. Antonio José Piantino Ferreira

Responsável Suplente: Profa. Dra. Tânia de Freitas Raso

Médica-Veterinária: Dra. Marta Brito Guimarães

Telefone: 11 26486209

Atendimento e agendamento 

De segunda a sexta-feita, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

São cobradas tarifas para realização de consultas e exames

Responsável: Profa. Dra. Aline Magalhães Ambrósio

Responsável Suplente: Profa. Dra. Denise Tabacchi Fantoni

O Serviço de Anestesia atualmente é responsável por todos os procedimentos anestésicos realizados junto aos Serviços de Cirurgia de Pequenos Animais e de Grandes Animais e Diagnóstico por Imagem. As mais modernas técnicas de anestesia aliadas ao emprego de equipamentos de monitoração das funções vitais de última geração são empregadas para garantir as melhores condições cirúrgicas e anestésicas aos nossos pacientes.

O Serviço também responde pelo Banco de Sangue, que se encontra em fase de estruturação e pelo Grupo de Dor, cuja finalidade é controlar a dor e melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas tais como o câncer.

Atenção: Atendimento suspenso de 7 a 9/11/2018
Responsável: Profa. Dra. Denise Saretta Schwartz

Responsável Suplente: Prof. Dr. Archivaldo Reche Júnior

O Serviço de Cardiologia VCM-HOVET-USP realiza atendimento de casos clínicos cardiológicos e de doenças que causem comprometimento cardiovascular, além de realizar avaliação pré-anestésica dos casos que serão submetidos a tratamento cirúrgico.

Em média, realizam 3 mil casos por ano; para a realização de diagnósticos precisos, dispõe dos seguintes equipamentos:

Eletrocardiograma ambulatorial
Ecodopplercardiograma
Aferição de pressão arterial sistêmica por Doppler
Monitorizaçao eletrocardiográfica dinâmica (sistema Holter)
Eletrocardiograma de alta precisão (ECGAR)
Ecocardiograma de esforço (experimental)

Telefone: 3091-1451

Responsável: Prof. Dr. Luis Claudio Lopes Correia da Silva

Responsável Suplente: Prof. Dr. Rodrigo Romero Corrêa

Principais procedimentos

Endoscopia diagnóstica
Atendimento clínico-cirúrgico a animais de grande porte e internação
Cirurgias videoendoscópicas – artroscopia
Laparoscopia
Toracoscopia
Cirurgias de vias aéreas
Cirurgias abdominais
Cirurgias ortopédicas
Cirurgias do sistema geniturinário
Cirurgias oftálmicas
O Serviço de Cirurgia de Grandes Animais, criado em 1998, conta atualmente com a presença permanente de dois dos quatro médicosveterinários residentes em sistema de rodízio, um médico veterinário contratado, responsável pela internação, e pós-graduandos, todos coordenados permanentemente por dois professores da área de cirurgia de grandes animais e parcialmente por docentes das áreas de diagnóstico por imagem e anestesiologia. Adicionalmente, também realiza treinamento a estagiários oriundos de instituições de ensino conveniadas de todo país, e médicos-veterinários em programa de prática profissionalizante. A média anual é de 250 procedimentos cirúrgicos, com atendimento de segunda a sexta-feira, até as 17h e internação 24 h durante 365 dias do ano.

Responsável: Profa. Dra. Julia Maria Matera

Responsável Suplente: Prof. Dr. Cássio Ricardo Auada Ferrigno

O atendimento cirúrgico de animais enfermos na FMVZ-USP remonta a criação da Unidade, serviço este que era prestado pela Cátedra de Patologia e Clínicas Cirúrgica e Obstétrica cujos professores foram René Straunard e Ernesto Antônio Matera.

A partir da criação do Hospital Veterinário o Departamento de Cirurgia contribuiu para o atendimento clínico-cirúrgico de pequenos e grandes animais através de dois Serviços: Patologia e Clínica Cirúrgicas e Técnica Cirúrgica. Estes tiveram como responsáveis os Profs José de Alvarenga e Antonio Matera, respectivamente. Ambos os Serviços, desde a sua formação, possuíam na sua estrutura a figura do médico veterinário que colaborava no atendimento dos pacientes, bem como na execução dos procedimentos cirúrgicos, com supervisão dos docentes das disciplinas do Departamento de Cirurgia.

Em 1998, quando da transferência do Departamento de Cirurgia para suas novas instalações, ocorreu a fusão dos dois Serviços que passou a ser designado como Serviço de Cirurgia. Com o desenvolvimento no atendimento das diferentes espécies, em maio de 1999, ocorreu a divisão do aludido Serviço em dois novos ,que passaram a serem denominados de Serviço de Cirurgia de Pequenos (SCPA) Animais e Serviço de Cirurgia de Grandes Animais (SCGA).

O SCPA possui, em sua constituição atual, os docentes, Prof. Dr.
Angelo João Stopiglia, Cássio Ricardo Auada Ferrigno, Julia Maria Matera e Marco Antonio Gioso. O seu quadro de funcionários conta a colaboração de cinco Médicas Veterinárias e quatro técnicos.

A grande casuística do Serviço permite a realização de pesquisas de ponta, bem como notificar a comunidade científica pelo aparecimento de novas afecções. O referido Serviço oferece a prática profissionalizante com diferentes especialidades a profissionais que necessitam de maior desenvolvimento, bem como oferece estrutura necessária para a realização das atividades práticas de Cirurgia para alunos de graduação e para a implementação dos trabalhos de Dissertação de Mestrado, de teses de Doutorado e de pesquisas de Pós-Doutoramento, dentro da área de interesse do Serviço.

Telefone: 3091-7652

Responsável: Prof. Dr. Fernando José Benesi

Responsável Suplente: Profa. Dra. Viviani Gomes

O atual Serviço de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes teve sua idealização nas décadas de 50 e 60, quando os serviços de extensão aos criadores de ruminantes eram descontínuos e o primeiro professor especialista em Buiatria, Prof.Dr. Romeu Diniz Lamounier, o vislumbrava para atender de forma sistemática como extensão aos pecuaristas e às necessidades de ensino e pesquisa.

A transferência da segunda cadeira de Patologia e Clínica Médicas (Poligástricos) da Rua Pires da Mota para o campus da CUASO associada com a reforma universitária (em janeiro de 1970) induziram a reestruturação da metodologia de ensino de Semiologia e Patologia e Clínica Médicas de Ruminantes, modificando o tipo de tal treinamento prático dos estudantes, passando as aulas a ter conotação hospitalar, utilizando-se para tal ensino casos clínicos internados no Hospital ou atendidos em viagens da Clínica Ambulante exigindo que estas atividades se tornassem rotineiras.

A partir desta necessidade os Professores Eduardo Harry Birgel e Leonardo Miranda de Araújo, sob orientação do Prof.Dr. Paulo de Carvalho Pereira, organizaram nas novas dependências do Departamento as atividades de Internamento de Ruminantes e da Clínica Ambulante, sendo os primeiros registros da atuação sistemática do inicialmente chamado Hospital de Grandes Animais e da Clínica Ambulante o ano de 1972. A consolidação destes atendimentos teve também participação dos Profs.Drs. Carlos Eduardo Reichmann, José Luiz D’Angelino e Wanderley Pereira de Araújo . A partir de 1977 a Clínica Ambulante e o Hospital de Grandes Animais passaram a ser intensamente utilizados no treinamento prático dos estudantes na Disciplina de Patologia e Clínica Médicas de Ruminantes, período em que já atuavam com os demais docentes, os Profs.Drs. Fernando José Benesi e Enrico Lippi Ortolani. Em 1992, com a implementação e consolidação da Clínica de Eqüinos foram criados, no Hospital de Grandes Animais dois Serviços distintos: Clínica Médica de Eqüinos e Clínica Médica de Ruminantes. Em 1998, com a obtenção de verbas em projeto de Infra-estrutura da FAPESP e o apoio da Reitoria da USP, houve a transformação e adequação da antiga garagem da FMVZ, com a criação de estrutura física que permitiu separação física desses dois Serviços. Tal fato contribuiu para a implementação definitiva dos mesmos, com atendimento ambulatorial e internação de animais ruminantes e eqüídeos em números próximos a 500 pacientes por ano em cada um dos Serviços. Em 2003, o Serviço de Clínica Médica de Ruminantes passou a ser denominado de Serviço de Clínica de Bovinos e Pequenos Ruminantes.

Com essa intensidade de atendimento atingiu-se um patamar e nível de excelência que permite na atualidade suporte a contento das atividades fins da Universidade, com a extensão, motivando a pesquisa, e ambas gerando experiência e conhecimentos, que são utilizados no ensino e formação dos estudantes.

Telefone: 3091-4264

Responsável: Prof. Dr. Wilson Roberto Fernandes

Responsável Suplente: Profa. Dra. Raquel Yvonne Arantes Baccarin

Presta atendimento ambulatorial e hospitalar a equinos encaminhado por proprietários e/ou veterinários nas áreas de medicina interna (gastroenterologia, pneumologia, nefrologia, endocrinologia, neurologia, cardiologia, doenças infecciosas) fisiopatologia do esforço, traumatologia do esporte enfermidades do sistema locomotor, com o apoio de exames complementares dos diferentes laboratórios.

Exames oferecidos:

Endoscopia, ventigrafia, eletrocardiografia, ecocardiografia, ultrassonografia.
Ensaios de eficácia de medicamentos
Testes de palatibilidade
Avaliação de queda de performance 

Responsável: Profa. Dra. Márcia Mery Kogika
Responsável Suplente: Profa. Dra. Silvia Regina Ricci Lucas

Atendimentos de casos clínicos relacionados a doenças de evolução principalmente crônica relacionados aos sistemas gastrentérico, respiratório, endócrino, hemolinfático, urinário e neurológico, a exemplo da insuficiência renal crônica, diabetes melito, hiperadrenocorticismo, hipoadrenocorticismo, hipotireoidismo, linfoma / neoplasias, cistites, cálculo urinário, prostatopatias, epilepsia / convulsões, diarréia crônica, etc e que envolvem o diagnóstico e o tratamento médico.

Telefone: 3091-1249

Responsável: Proa. Dra.  Silvia Regina Ricci Lucas

Responsável Suplente: Prof. Dr.  Archivaldo Reche Júnior

O Serviço de Dermatologia do Departamento de Clínica Médica (VCM) foi criado em abril de 1985 e oferecido desde então ao HOVET/USP. Afora o objetivo de atender à comunidade paulistana (casos atendidos entre 1985-2004 = 79.049), diariamente, no período matutino (8-13 horas), se presta para treinamentos em Serviço de Médicos Veterinários residentes e estagiários e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em clínica veterinária (CAPES /MEC – nota seis, no triênio 2001-2003). Desde a criação do Programa de Pós-Graduação do VCM, ali desenvolveram-se uma tese de livre docência, três de doutorado e nove de mestrado, estando na atualidade, em desenvolvimento um doutorado e quatro mestrados. Elaboram-se no Serviço, projetos e ensaios conjuntos com laboratórios farmacêuticos, de empresas de arraçoamento e farmácias magistrais.

Está o Serviço envolvido (200 horas de treinamento prático) no primeiro curso, latino e centro-americano, de Especialização em Dermatologia Veterinária (508 horas de duração), oferecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e VCM/FMVZ-USP, sendo o único credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária.

Na rotina, atende-se casos pré-agendados (data e horário disponível e compatível com aqueles dos proprietários), com procedimento (consultas, biópsias, crioterapia) cobrados, e executados por médicos veterinários (docente, contratados, pós-graduandos, das “ Prática Profissionalizantes) e acadêmicos (selecionados por provas e julgamento de títulos) da Unidade e de Universidades conveniadas.

Há participação (docente e de pós-graduando) em conclaves científicos nacionais e internacionais (Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Colômbia, México, Espanha, Portugal), na ministração de palestras e cursos (pós-graudação “lato sensu”, especialização e difusão).

Presta-se consultoria e assessoria à mídia em geral e a clínicos veterinários autônomos

Telefones: +55 (11) 3091 -1292/1225
Responsável:  Prof. Dr. Stefano Carlo Fillippo Hagen
Responsável suplente: Profa. Dra. Ana Carolina B.C. Fonseca Pinto

Especialidades:
– Radiologia
– Ultrassonografia
– Doppler Colorido e de Amplitude
– Elastografia
– Fusão de Imagem
– Tomografia Computadorizada

No serviço de radiologia são realizados exames complementares por imagem em pequenos e grandes animais para auxiliar nos diagnósticos do atendimento hospitalar. Realiza também pesquisas e apoio a projetos que requerem a tecnologia disponível. Permite acesso às imagens como instrumental didático e disponibiliza um ambiente de aprendizado. São atendidos aproximadamente 500 animais por mês.

Oferece estágio curricular para os alunos de graduação, cursos de difusão e prática profissionalizante para médicos-veterinários e também treinamento em radiologia veterinária para técnicos em radiologia.   

Telefones: +55 (11) 3091 -1292/1225
Responsável:  Prof. Dr. Stefano Carlo Fillippo Hagen
Responsável suplente:  Profa. Dra. Carla Aparecida Batista Lorigados 

Especialidades:
– Radiologia
– Ultrassonografia
– Doppler Colorido e de Amplitude
– Elastografia
– Fusão de Imagem
– Tomografia Computadorizada

No serviço de radiologia são realizados exames complementares por imagem em pequenos e grandes animais para auxiliar nos diagnósticos do atendimento hospitalar. Realiza também pesquisas e apoio a projetos que requerem a tecnologia disponível. Permite acesso às imagens como instrumental didático e disponibiliza um ambiente de aprendizado. São atendidos aproximadamente 500 animais por mês.

Oferece estágio curricular para os alunos de graduação, cursos de difusão e prática profissionalizante para médicos-veterinários e também treinamento em radiologia veterinária para técnicos em radiologia.  

 

 

 

Telefone:
Responsável: Profa. Dra. Camila Infantosi Vannucchi
Responsável Suplente: Profa. Dra. Eneiva Carla Carvalho Celeghini

Docentes
Profa. Dra. Camila Infantosi Vannucchi;
Profa. Dra. Eneiva Carla Carvalho Celeghini;
Prof. Dr. Marcilio Nichi;
Profa. Dra. Mayra Elena Ortiz D’Ávila Assumpção.

Equipe
Técnica Maria Claudia Pereda Francischini

Breve Histórico
O atendimento de Inseminação Artificial na Faculdade de Medicina Veterinária (FMVZ – USP) foi criado na década de 80, com a finalidade de diagnosticar problemas na esfera reprodutiva de machos e fêmeas e preconizar o acasalamento ou a inseminação artificial. O posterior desenvolvimento de biotécnicas da reprodução animal impulsionou a procura pela inseminação artificial com sêmen a fresco ou congelado, como forma de melhoramento genético ou terapia para afecções adquiridas, irregularidades no ciclo estral, distúrbios comportamentais e endogamia.

O Serviço de Reprodução Clínica Assistida junto ao Hovet foi oficializado em 1993. Atualmente, o atendimento representa um polo de referência para as principais biotecnologias da reprodução nas diversas espécies animais.

Na espécie bovina, a maior casuística é na avaliação de sêmen congelado nacional e importado. Contudo, há atendimento principalmente para pequenos produtores, de inseminação artificial, exames andrológico e ginecológico, ultrassonografia, congelação de sêmen e transferência de embriões. O Serviço atende também as espécies ovina, caprina, equina e suína.

Em cães, o atendimento destina-se à reprodução assistida e ao emprego das modernas biotecnologias reprodutivas, tais como: inseminação artificial com sêmen a fresco, resfriado e congelado, avaliação seminal, refrigeração e congelação de sêmen, além do exame andrológico e ginecológico. Ainda, fêmeas e machos portadores de afecções do trato genital são avaliados por docentes, com a colaboração de pós-graduandos e estagiários e, desta forma, contribuindo para o ensino nesta área da Medicina Veterinária.

Serviços Oferecidos
Transferência de embriões em bovinos;
Cariotipagem;
Congelação do sêmen de ruminantes (por dose);
Espermiograma por palheta;
Inseminação artificial bovina;
Colheita de embriões;
Armazenamento de sêmen (por dose);
Congelação do sêmen equino;
Transferência de embriões em equinos;
Exame andrológico em equinos;
Inseminação artificial em equinos;
Acompanhamento folicular em éguas;
Refrigeração do sêmen em pequenos ruminantes;
Refrigeração do sêmen equino;
Congelação do sêmen epididimário em bovinos (por dose);
Congelação do sêmen epididimário em pequenos ruminantes (por dose);
Congelação do sêmen epididimário em equinos;
Inseminação artificial em cães;
Inseminação por endoscopia;
Internação/diária de pequenos animais;
Refrigeração do sêmen de cães;
Congelação do sêmen de cães;
Congelação do sêmen epididimário em cães;
Armazenamento de sêmen por dose;
Espermograma;
Exame andrológico;
Exame ginecológico;
Acompanhamento do ciclo estral de cães;
Colpocitologia.

Responsável: Profa. Dra. Márcia Mery Kogika

Responsável Suplente: Profa.. Dra. Carla Bargi Belli

O Laboratório Clínico do HOVET / VCM-USP conta com uma ampla estrutura para atender a demanda de exames laboratoriais de todo hospital, atuando na área de grandes e pequenos animais, envolvidos na rotina do atendimento ou em projetos de pesquisa. O laboratório conta com equipamentos automatizados modernos, processando mais de duzentas amostras por dia em diversas áreas, como hematologia, citologia aspirativa, exame de urina, bioquímico, micro e imunologia.

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS

EXAME DE URINA
-Urina tipo 1
-Determinações bioquímicas em urina

HEMATOLOGIA
-Hemogramas completos e contagens parciais
-Pesquisa de hematozoários
-Determinação de fibrinogênio
-Provas de coagulação

CITOLOGIA
-Análise de LCR
-Análise de líquidos cavitários e sinovial
-Citologia aspirativa por agulha fina

BIOQUÍMICA
-Função renal
-Função hepática
-Triglicérides e colesterol
-Íons
-Gasometria
-Eletroforese de proteínas

MICROBIOLOGIA
-Cultura de secreções e tecidos
-Antibiograma

IMUNOLOGIA
-Sorologia para toxoplasmose
-Sorologia e imunofluorescência para leucemia felina
-Sorologia para imunodeficiência felina
-Sorologia para CAE e Leucose bovina

Responsável: Prof. Dr. Enrico Lippi Ortolani

No Laboratório de Doenças Nutricionais e Metabólicas são realizadas determinações nas mais diversas amostras biológicas, tais como rações, alimentos, sangue, saliva, ossos etc. com fins diagnósticos das principais enfermidades desta especialidade, em diferente espécies de animais domésticos. Nesse setor esta alojado o analisador automático (Liasis) onde são realizadas as principais determinações bioquímicas para o HOVET e para vários grupos de pesquisa dos Departamentos do FMVZUSP.

Telefone: 3091-7734

Responsável: Prof. Dr. Claudio Alvarenga de Oliveira

O Laboratório de Dosagens Hormonais (LDH) é especializado em dosagens por radioimunoensaio (RIA) utilizando kits comerciais, bem como extrações hormonais de diversos tecidos e fluídos biológicos. Existe também a possibilidade de realização de métodos imunoenzimáticos (ELISA). O LDH atua na prestação de serviços para o Hovet, diversos departamentos e instituições. Também auxilia alunos graduandos, pós-graduandos e docente em suas pesquisas, desta e de outras instituições de ensino.

Realizamos as dosagens dos seguintes hormônios:
-Progesterona
-Testosterona Total
-Estrógenos Totais
-Tiroxina Total (T4)
-Tiroxina Livre (T4L)
-Triiodotironina (T3)
-Cortisol

Responsável: Profa. Dra. Clair Motos de Oliveira

Responsável Suplente: Profa. Dra. Claudia Barbosa Fernandes

Criado no inicio dos anos 80, o moderno Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo dispõe de profissionais veterinários especializados nesta área entre docentes, pesquisadores e técnicos de nível superior, atuantes no atendimento clinico e cirúrgico de pacientes das espécies animais domésticas, de companhia e de produção, admitidos pelo Serviço de Triagem deste Hospital, portadores de caracteres ginecológico e obstétrico. Em sua atuação clínica, resume-se o atendimento de casos de interesse didático e científico pertinentes a afecções ovarianas, uterinas, vaginais, vulvares e mamárias (este último com restrições especiais) e distúrbios relacionados à gestação, parto e puerpério. Em sua rotina cirúrgica, dispõe-se a intervenções reconstrutivas e oncológicas na especialidade em questão. Capacita-se normalmente ao atendimento de cerca de 2500 consultas/ano e, ao menos 700 intervenções cirúrgicas de grande porte.

Principais procedimentos prestados pelo serviço:

Atendimento de casos clínicos de obstetrícia e ginecologia;
Diagnóstico e avaliação de gestação, parto e puerpério;
Afecções da gestação, parto e puerpério;
Atendimento de casos clínico e cirúrgicos de afecções ovarianas, uterinas, vaginais, vulvares e da glândula mamária.
Procedimentos cirúrgicos:

Cesareana
Ovário-histerectomia
Vaginoplastia
Vulvoplastia
Mastectomia
Laparotomia exploratória – nas complicações da ovário-histerectomia

Responsável: Profa. Dra. Aline Adriana Bolzan

Responsável Suplente: Prof. Dr. Marco Antonio Gioso

Telefone: 3091-1241

O Serviço faz o atendimento clínico-cirúrgico de espécies domésticas (principalmente cães, gatos e eqüinos) e de animais silvestres realizando modernos procedimentos utilizando os mais atuais equipamentos. Funcionando de 2ª a 6ª feira, atende sob agendamento de casos que são prioritariamente dispostos segundo o interesse didático e científico.

Telefone: 11 3091-7711 e 3091-7941
Responsável: Profa. Dra. Claudia Momo
Responsável Suplente: Prof. Dr. Paulo César Maiorka

Docentes:
Prof. Dr. Bruno Cogliati
Profa. Dra. Claudia Momo
Profa. Dra. Eliana Reiko Matushima
Profa. Dra. Maria Lúcia Zaidan Dagli
Prof. Dr. Frederico Azevedo da Costa Pinto
Prof. Dr. José Luiz Catão Dias
Profa. Dra. Lilian Rose Marques de Sá
Prof. Dr. Paulo César Maiorka

Equipe:
Luciana Neves Torres – Médica-Veterinária Patologista e
Edson Luiz de Souza

Breve histórico
O Serviço de Patologia Animal, denominado anteriormente Serviço de Anatomia Patológica II, integra os serviços oferecidos pelo Hovet desde sua criação, datada de 1983. No entanto, diagnósticos anatomopatológicos vêm sendo realizados pelo Departamento de Patologia desde os primórdios  da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo. Os primeiros registros de exames histopatológicos são de 1936 e estão registrados em um livro que atualmente faz parte do Museu Histórico da Faculdade.
O Serviço de Patologia Animal realiza necrópsias de animais domésticos e selvagens, de pequeno e de grande porte, provenientes do Hospital Veterinário da FMVZ-USP, bem como de clínicas veterinárias particulares ou de outras instituições públicas ou privadas. O Serviço realiza também diagnóstico  histopatológico de biópsias de tecidos de animais, bem como de lâminas citológicas.
O Serviço conta anualmente com duas vagas  para médico-veterinário residente e oferece estágio a estudantes de graduação em Medicina Veterinária e prática profissionalizante a médicos-veterinários.

Serviços oferecidos:
– Necrópsia de pequenos animais;
– Necrópsia de grandes animais;
– Necrópsia de animais selvagens;
– Necrópsia documentada;
– Diagnóstico histopatológico de biópsias e de material proveniente de necrópsias;
– Diagnóstico citológico.

Responsável: Prof. Dr. Archivaldo Reche Junior

Responsável Suplente: Profa. Dra. Denise Saretta Schwartz

O Serviço tem como finalidade o atendimento de quadros mórbidos agudos, tais como decorrentes de doenças infecciosas, intoxicações e envenenamentos, obstrução uretral etc, como também a assistência de pacientes em estado crítico decorrente da evolução de várias doenças e que exigem atenção e monitorização constantes.

Responsável: Prof. Dr.  Fernando Ferreira

Responsável Suplente: Profa. Dra. Evelise Oliveira Telles

Telefones: (11) 3091-7930/3091-7653

O Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal ( VPS) já há vários anos participa de intensa atividade de extensão realizando exames laboratoriais à comunidade. Assim, em 1986 foi criada a Coordenadoria de Extensão de Serviço à Comunidade (CAESC). O intuito foi o de melhorar o atendimento ao público e servir de contato entre os usuários e os laboratórios do Departamento que prestam serviços de diagnóstico e análises de água e alimentos.

Através do HOVET exames microbiológicos e parasitários, em especial, são encaminhados ao VPS, pelo CAESC.

O VPS realizou, nos últimos cinco anos, uma média de 19.500 exames por ano, sendo, em média, 1.520 deles solicitados pelos profissionais do HOVET.

O Departamento possui infra-estrutura com laboratórios de: Bacteriologia e Micologia, Biologia Alimentar. Virologia, Zoonoses Bacterianas e Zoonoses Virais.