Curso da FMVZ-USP tem certificação ouro conferido pelo CRMV-SP
Com informações do CRMV-SP e edição do Secom/FMVZ-USP
A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP alcançou conceito máximo e foi contemplada com o selo ouro pelo Sistema Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP). A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no dia 16 de julho de 2024, na sede da autarquia, em São Paulo.
O Sistema, criado em 2022, como um instrumento de valorização dos bons cursos da profissão para a sociedade, tem como objetivo avaliar as Instituições de Ensino Superior (IESs) em três diferentes dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e técnico-administrativo, e infraestrutura. Para obter a certificação no nível “bronze”, é exigido o conceito máximo em pelo menos 70% dos indicadores do Instrumento de Avaliação; no nível “prata”, em 80%; e no nível “ouro”, em 90%.
No evento, José Antonio Visintin, diretor da FMVZ-USP, destacou o pioneirismo da instituição na área de pesquisa. “A Faculdade foi criada em 1919 para alavancar o agronegócio paulista da época da Primeira Guerra Mundial, com a produção de alimentos e exportação. A instituição tem DNA na Ciência, ou seja, ensinar com pesquisa. Temos animais, tanto na área pet quanto na produção animal. Temos hospital veterinário, temos uma fazenda para ser utilizada. Então acho que esse é o diferencial, a competência e a formação de recursos humanos para entregarmos produtos e serviços melhores à sociedade. Damos muita assistência e assessoria, e nossos professores atuam em todo o Estado e em todo o País”, declarou.
O presidente da Comissão de Educação do CRMV-SP, Fábio Manhoso, destacou o momento histórico, com a primeira entrega de certificação e descreveu as etapas de avaliação: “Foi muito bom esse convívio. Foram 54 cursos de Medicina Veterinária visitados, três encontros de coordenadores de Medicina Veterinária, a campanha ‘Melhor Escolha’, que foi um dos primeiros projetos, para falar com o jovem que queria fazer a graduação na área, e o Sistema de Certificação de Cursos”.
O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero parabenizou as laureadas com nota máxima FMVZ-USP e FMVZ-Unesp do campus de Botucatu por aceitarem o desafio, e também às outras instituições, por, de forma voluntária, darem esse passo em busca da excelência”.
Reconhecimento de parceria
Cezinande de Meira, diretor da segunda instituição que conquistou o ouro, destacou o crescimento de toda a Unesp de Botucatu, especialmente da Medicina Veterinária. “Agradeço à USP que, em 1963, quando começou o curso, forneceu docentes para ajudar na implantação. Somos parceiros da Universidade de São Paulo há mais de 50 anos, em conjunto para o crescimento da sociedade”, finalizou.